segunda-feira, 14 de maio de 2012

E a parte econômica?


"A utilização da energia solar fotovoltaica tem aumentado nos últimos anos. Durante a década de 1990 seu mercado cresceu a uma taxa média de 20% por ano e, entre os anos 2000 e 2001 esta taxa superou os 40%. Atualmente a produção mundial de módulos fotovoltaicos supera a cifra de 300MWp por ano. A figura apresenta a evolução da produção mundial de módulos fotovoltaicos.


O incremento no crescimento observado a partir de 1999 se deve aos programas de incentivo, em especial os programas alemão, espanhol e japonês, de ampliação na geração de eletricidade de fontes renováveis objetivando a  redução da emissão de gases poluentes. No caso dos países membros da União Europeia, os programas de incentivo financeiro pretendem contribuir na  meta de 12% de participação de fontes renováveis até o ano 2010.
Considerando unicamente os sistemas isolados, sistemas implantados em regiões não supridas pela rede elétrica convencional, a potência instalada até o ano 2000 alcança a cifra de 105MWp em Sistemas Fotovoltaicos Domiciliares e 170MWp em Aplicações Profissionais. Nos países em desenvolvimento os Sistemas Fotovoltaicos Domiciliares totalizam 1,3 milhões de instalações."

Texto levemente modificado.


Feito por Joarez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário