segunda-feira, 14 de maio de 2012

Como é produzida a Energia Solar e qual é o custo benefício?

Como é produzida?

A partir dos coletores solares, é feito o aquecimento da água para utilizar nas residências. Esse aquecimento é feito com uma caixa parecida com uma estufa. A radiação solar incide no coletor, e parte dessa radiação atinge a chapa de alumínio preta no interior da caixa. Fixada à placa de alumínio encontra-se a tubulação de água. Por condução, parte do aquecimento da placa é transmitido para a água. A água quente, pronta para o consumo, é retirada do reservatório, e uma nova quantidade de água é introduzida. 
A partir das células fotovoltaicas, é produzida a eletricidade. As células fotovoltaicas são semicondutoras constituídas de cristais de silício. É protegido por uma capa que deve ser um condutor térmico, pois a célula aquece ao absorver a energia infravermelha do Sol, que não é convertida em energia elétrica. Um painel solar é um conjunto de células solares, que juntas e espalhadas em uma grande área produzem boa quantidade de energia. 
A porcentagem de energia elétrica produzida é de 18%, pois a maior parte da Energia Solar se perde sob a forma de calor.

Qual é o Custo Benefício?


"O principal problema quanto ao aproveitamento da matéria-prima irradiada pelo Sol é o fator econômico. Apesar do custo de um sistema convencional de gás ou eletricidade para esquentar água ser de um baixo custo inicial, estes sistemas consomem uma energia que cada vez terá um maior valor. O custo de uma instalação solar para o aquecimento de água para uma família de quatro pessoas é de aproximadamente US$ 1.000, mas há de se levar em consideração que a conta do gás ou da energia deverá ser paga periodicamente, enquanto que o abastecimento de energia solar é gratuito.
Nesses casos, estima-se que a recuperação do investimento começa no terceiro ano de uso, para posteriormente amortizar completamente o investimento, mantendo uma despesa mínima com manutenção e com energia auxiliar em climas onde os invernos são mais frios.
É possível que no futuro as administrações governamentais forneçam incentivos fiscais e descontos para estimular os usuários deste tipo de instalação, seguindo o exemplo dos países desenvolvidos e como uma maneira de demonstrar a estes novos mercados uma forma de consciência a respeito do tema ambiental."


Feito  por Joarez.

Um comentário: